Outros nomes

Suprarrenalectomia, Tratamento cirúrgico de nódulo de adrenal

Definição

Adrenalectomia é uma operação onde é retirada a glândulas supra-renal (também conhecida como adrenal) de um dos lados. Essas glândulas são pequenas, ficam situadas acima dos rins e são responsáveis pela síntese de alguns hormônios vitais para o nosso organismo. As glândulas adrenais produzem a aldosterona, importante para manutenção da pressão arterial e volume sanguíneo circulante; os corticóides, essenciais para várias funções orgânicas; as catecolaminas, que são os hormônios que controlam a parte autônoma do nosso organismo (adrenalina e noradrenalina); e hormônios sexuais. ESSA CIRURGIA PODE SER REALIZADO POR LAPAROSCOPIA (por vídeo) OU COM AUXÍLIO DE ROBÔ

Para quem é indicada?

Pacientes que apresentam nódulo de adrenal com suspeita de câncer ou com aumento da produção de aldosterona, corticoides ou catecolaminas.

Anestesia

Nesse procedimento sempre é realizado anestesia geral. Trabalhamos apenas com anestesistas diferenciados, que fazem da experiência cirúrgica um momento de tranquilidade e de mínimas dores.

Tempo de hospitalização

Geralmente o paciente retornara para casa entre 1 e 3 dias após o procedimento cirúrgico.

Tempo de afastamento atividades

O afastamento médio das atividades profissionais é de 7 a 10 dias e das atividades físicas de 20 a 30 dias.

Como é a cirurgia?

Esse procedimento é realizado por vídeo (laparoscopia), podendo também utilizar a cirurgia robótica nos casos de maior dificuldade anatômica. Geralmente é retirado somente a glândula doente, sem sequelas para o paciente.